Fazer a migração

Está pensando em mudar para o Regata OS? Conheça o Regata OS um pouco mais e saiba como fazer tudo o que você precisa e gosta de fazer.



Se você usa o Microsoft Office para trabalhar

O Regata OS vem com o LibreOffice, suíte de escritório completa e gratuita que conta com o Writer (editor de texto), Calc (planilha), Impress (editor de apresentação), Draw (editor de desenho) e Math (editor de fórmulas). Assim, além de poder criar coisas como documentos, planilhas e apresentações, você também poderá abrir e editar arquivos do Microsoft Word, Powerpoint ou Excel. Contudo, caso você não seja muito fã do LibreOffice, o WPS Office está esperando por você na loja de aplicativos.



Se você assiste a filmes e ouve músicas no iTunes

Ouça músicas usando o Tomahawk, player de áudio criado especialmente para quem curte uma boa música e quer uma interface simples e com um ótimo aspecto visual, qualidade na reprodução dos arquivos de áudio, suporte a diversos formatos, criação de playlists e integração com diversos serviços online, como o Spotify, Google Play Music, YouTube, Grooveshark, Beats Music e muito mais.


É possível assistir seus filmes com o VLC, o famoso reprodutor multimídia que reproduz a grande maioria dos arquivos de mídia. Um dos seus principais atrativos é sua interface básica voltada aos usuários iniciantes. Mais aplicativos multimídia, como o Stremio, estão disponíveis na Regata OS Store.

Se você bate papo com amigos e familiares no iMessages

Se você usa o Messages, poderá usar o Skype. A versão oficial do aplicativo possui suporte para o Regata OS, tornando mais fácil para os novos usuários fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens instantâneas ou bater papo por vídeo com os amigos e familiares.



Se você organiza e armazena fotos usando o iPhoto

Organizar, ditar e armazenar suas fotos na nuvem não será nem um problema com o Regata OS. O Gwenview, visualizador de fotos padrão, já consegue lidar com vários formatos de imagens, além de possuir alguns recursos simples como girar, espelhar, virar, cortar, redimensionar e muito mais. Mas, se isso ainda não é o bastante para você, vários editores profissionais de imagem e apps de famosos serviços gratuitos de armazenamento de arquivos em nuvem estão disponíveis na Regata OS Store esperando por você.



Se você ama jogar no seu computador


No Regata OS, você também pode instalar o Steam para curtir seus jogos favoritos. Contudo, como o Regata OS traz tecnologias normalmente presentes na plataforma Linux, seus games deverão ser compatíveis também com Linux/SteamOS. A plataforma de distribuição digital de games da Valve possui atualmente mais de 3.200 títulos para Linux.

Outra excelente alternativa ao Steam para quem quer curtir aquela jogatina é a loja online GOG.com, que já está oficialmente presente no Brasil, o que é ótimo para os jogadores brasileiros que são fãs do serviço de venda de games clássicos.


Se você usa o NVIDIA ShadowPlay para gravar seus gameplays


Todo gamer sabe que é essencial ter uma boa ferramenta de captura de vídeos para registrar todos os momentos de uma jogatina. Uma das melhores opções disponíveis no Regata OS é o OBS Studio que quando combinado com o codec NVIDIA NVENC, já presente no Regata OS, proporciona uma ótima experiência na gravação de seus gameplays, permitindo que os jogos alcancem uma taxa de FPS muito próxima da original do game sem a captura de tela, o que é ótimo para quem possui uma placa de vídeo GeForce GTX.

Mas se você não tem uma placa de vídeo NVIDIA (a partir da série GeForce 600 - Kepler), não tem problema. Você ainda poderá usufruir de todo o potencial do OBS Studio, bem como de todas as outras alternativas disponíveis na Regata OS Store, mas optando pelo codec x264 (H.264/MPEG-4 AVC), por exemplo.


Se você usa o VEGAS Pro para editar seus vídeos e criar conteúdo


Edite de maneira semi-profissional materiais de vídeo e áudio com o Kdenlive em formatos de alta resolução. Abra espaço para a sua criatividade crescer. O Kdenlive, disponível a partir da Regata OS Store, direciona seus passos nos projetos de edição de vídeo, deixando facilmente ao seu alcance alguns recursos profissionais.

Outra excelente alternativa a editores como o Premiere Pro, bem como ao próprio VEGAS Pro, para quem procura padrões de qualidade profissional é o famoso Lightworks, que permite também a exportação para YouTube/Vimeo, SD/HD e até para a resolução 4K.